O Indicador Biológico SteriTest faz parte da linha de biossegurança, é certificado para validação do processo de esterilização, apresentando se o mesmo foi concluído com sucesso, ou se houve falhas nas etapas. O SteriTest é um indicador autocontido com tempo final de resposta em 24 horas, garante a certeza da eficácia de cada processo da esterilização, e ainda assegura o funcionamento de sua incubadora. É considerado a monitorização mais confiável, pois é feita com microrganismos tecnicamente preparados para demonstrar a esterilização.
São testes que vêm em ampolas plásticas com tampa permeável ao vapor, com uma fita impregnada com uma população conhecida de endósporos, separada do meio nutriente (líquido roxo), por uma ampola de vidro. Os endósporos utilizados são de Geobacillus stearotermophilus, altamente resistentes ao calor úmido e não são patogênicos. São utilizados como desafio, pois uma vez tendo sido eliminados, todos os outros endósporos e formas vegetativas também serão.
Possui sistema seguro e de fácil interpretação dos resultados do processo de esterilização, quando a esterilização for bem-sucedida, a ampola teste permanecerá roxa e a ampola controle mudará para amarelo. Disponibilizadas em caixa com 10 unidades de ampolas devidamente etiquetadas com informações de lote e certificado de análises, além de o indicador químico de processo, presente na etiqueta da ampola muda de rosa para marrom depois da esterilização, para facilitar a identificação da ampola que passou pelo pela autoclave.
Sua utilização é recomendada no mínimo semanal, e um indicador químico classe 5 pelo menos no primeiro ciclo de cada dia, e um classe 4 em cada pacote. Ao final da obtenção do resultado, a etiqueta das ampolas devem ser removidas e coladas um livro de registros de monitorização, e armazenados por pelo menos 5 anos.