Há inúmeras modalidades terapêuticas utilizando Lasers, e tem sido consenso que os melhores resultados são atingidos com comprimentos de onda dentro da região vermelho e infravermelho.
O Evince é um equipamento que faz a visualização direta da fluorescência óptica de tecidos auxiliando os profissionais na identificação dessas lesões ou qualquer outra condição que a pele apresente.
A fluorescência óptica pode ser amplamente utilizada para a detecção de inúmeras lesões ou contaminações na pele, por apresentar alta sensibilidade, simplicidade e rapidez no auxílio ao diagnóstico.
O Evince é um novo sistema de imagem por fluorescência óptica, rápido na obtenção dos resultados, seguro e serve como auxílio ao diagnóstico. A grande vantagem do Evince na área estética é a possibilidade de observação direta no visor e em tempo real, permitindo uma rápida identificação de possíveis lesões na pele que poderão ser investigadas precocemente e tratadas em tempo hábil.
O sistema óptico do equipamento é composto por um conjunto de filtros ópticos e um LED de alta potência com emissão centrada em 405 nm (± 10nm).
Seu funcionamento é simples e eficiente, uma luz violeta incide sobre o tecido e a luz resposta desta interação é filtrada visualizando apenas aquela luz que é emitida pelos tecidos e de cuja diferenciação permite o diagnóstico óptico.
Já na área odontológica o Evince, auxilia na identificação e visualização de dentes (fluoresce em verde), resinas restauradoras (fluoresce em branco), prótese dentária (fluoresce em opaco), cáries (fluoresce em preto), tecidos moles (fluoresce em tons de verde mais claro), placas bacterianas (fluorescência na região do vermelho) entre outras.
Em tecidos duros (dente) a intensidade do sistema deve ser menor no momento da observação da fluorescência em relação aos tecidos moles, para que se possa analisar corretamente os respectivos tecidos, auxiliando os profissionais da área de odontologia na identificação de diversas patologias durante o exame da parte interna e externa da boca. A avaliação não-invasiva e não-destrutiva é um grande atrativo desta técnica para o diagnóstico clínico.