1. Qual a diferença entre Mat Pilates, Pilates no aparelho e Cross Pilates?
Resposta: a principal diferença entre Pilates Solo e Pilates com Aparelho está relacionada com o nível de prática do aluno. No caso do Pilates com Aparelho, o exercício é facilitado e por isso é indicado principalmente para os iniciantes. No Pilates Solo, você depende da força do próprio corpo para realizá-los, novos desafios sempre são propostos, pois os exercícios sempre exigem mais do praticante que deve controlar seu corpo e mente. Além disso, o trabalho deve ser facilitado com a utilização de acessórios como, por exemplo, elásticos e bola. O método Cross Pilates foi desenvolvido utilizando princípios e exercícios do Pilates adaptados ao Treinamento Funcional e ao Crossfuncional.
2. Quais benefícios o Profissional de Educação Física e o Fisioterapeuta terão ao realizar o curso?
Resposta: ambos profissionais se utilizam da cinesiologia e biomecânica para atuar nas mais diversas técnicas em seu público em específico. O fisioterapeuta, por exemplo, quando atende um paciente com cirurgia de joelho precisa treinar todo o corpo do indivíduo para que o mesmo possa voltar a andar, assim como quando atende um atleta precisa tratar da lesão em específico mas conservando o condicionamento físico geral enquanto o mesmo se encontra afastado do esporte. Já o Profissional de Educação Física tem sua ampla área de atuação no treinamento físico específico. Assim, o método capacita cada profissional a potencializar seus conhecimentos de acordo com suas necessidades.
3. O conteúdo programático utilizado nos módulos, é diferente dos princípios criados por Joseph Pilates?
Resposta: a ciência está em constante evolução. Desde a criação do método Pilates até os dias de hoje, alguns aspectos da técnica como: conceito, programa, dicas, equipamentos e sensação durante a execução dos exercícios, sofreram algumas modificações ao longo das últimas décadas. Como pudemos citar também a grande evolução que ocorreu nos programas de treinamento da musculação tradicional, surgindo o treino funcional o cross funcional, cross fit e outras várias modalidades. Porém com um propósito: proporcionar saúde e bem-estar a busca da qualidade de vida através do movimento. Ao desenvolvermos a fusão do Pilates, treino funcional e cross funcional, observamos que maiores resultados são obtidos, quando comparado a uma técnica isolada, porém não esquecemos o princípio de cada uma delas.
4. É emitido certificado da participação no curso?
Resposta: sim, há emissão de certificado da Escola Brasileira de Pilates, assinado pelo ministrante do curso.
5. Quem poderá participar do curso?
Resposta: profissionais ou estudantes de Educação Física e Fisioterapia. No caso
de estudantes estes devem ter concluído as disciplinas de Anatomia,
Fisiologia e Biomecânica.
6 Qual é a duração do curso?
Resposta: Módulo completo 50 h/a.
7. Qual o conteúdo programático do curso?
Resposta: Módulo I: Teórico: Pilates Histórico; Princípios básicos: Concentração, Controle, Centro, Fluidez, Precisão e Respiração; Power House; Avaliação Postural; Equipamentos: Cadillac, Lader Barrel, Cadeira Combo, Reformer; Acessórios; Treino Funcional: Princípios básicos: Movimentos multiarticulares/multiplanares, Especificidade e Sistematização; CORE: Anatomia, avaliação e principais exercícios; Movimentos funcionais (agachar, puxar, empurrar, girar, abaixar, levantar, avançar); Modelo de Avaliação; Crossfuncional: Princípios: Capacidade cardiorrespiratória; Força, Flexibilidade; Velocidade; Potência; Coordenação, Agilidade, Equilíbrio, Precisão; Princípio da Sobrecarga; Introdução aos Sistemas de Treinamento de Força e Pliometria; Prática: Exercícios para treino da Respiração; Avaliação Postural; Exercícios básicos do Pilates; Avaliação do Core; Exercícios do Core; Avaliação dos Movimentos Funcionais; Prática do Crossfuncional; Módulo II: Teórico: Conceito: Princípios do Pilates utilizados: Respiração, Controle, Equilíbrio; Princípios do Cross: a) Aptidões físicas: Capacidade cardiorrespiratória; Força, Flexibilidade; Velocidade; Potência; Coordenação, Agilidade, Equilíbrio, Precisão. Formas de avaliar/mensurar as aptidões físicas; b) Movimentos funcionais e sua aplicação aos equipamentos: Agachar; Avançar; Girar; Puxar; Empurrar; Abaixar; Levantar; Modelo de Avaliação dos movimentos funcionais; Modelos de exercícios do Crossfuncional no Cadillac, Reformer, Combo e Barrel; Uso de acessórios: Molas extras, elásticos, anilhas, halteres, bola, caixas, bosu; Periodização dos Treinamentos; Planejamento das aulas; Prático: Exercícios do Core: solo, acessórios e equipamentos; Avaliação dos movimentos funcionais; Prática dos movimentos funcionais nos equipamentos e com o uso de acessórios; Dinâmica de aula: aquecimento, combinação de exercícios, evoluções e variações.
8. Possui aula prática?
Resposta: sim, possui prática da forma correta da execução dos exercícios.
9. O curso é reconhecido pelo MEC?
Resposta: não necessita de reconhecimento pelo MEC, pois é um curso de aperfeiçoamento profissional.